A motivação

Sérgio Andrade, filho de Sonia Lins, foi o idealizador do Museu Virtual. O empresário quis homenageá-la e também dar acesso ao acervo da produção literária e visual de Sonia ao público em geral, já que a maior parte de suas obras está em posse de amigos ou coleções particulares. Nesta entrevista, Sérgio revela curiosidades da estimulante convivência com a mãe e da surpresa com os seus textos inéditos.

Sonia só lançou o primeiro livro em 1978, quando ela já era adulta. Mas ela já escrevia e produzia artisticamente antes disso. Quais as suas primeiras lembranças de Sonia como artista e escritora?
Lembro-me dela escrevendo e pintando, já em 1951. Tinha crises de enxaqueca causadas pelo óleo das pinturas…

Por que acha que apenas na maturidade ela começou a se lançar como artista e escritora?
Talvez porque gostasse muito de viver. O poeta Blaise Cendrars dizia que odiava se sentar para escrever, pois era um tempo subtraído da vida.

Sonia tinha muito senso de humor, ironia e criatividade. Como esses traços apareciam no cotidiano? Ela era uma mãe convencional? Fazia brincadeiras inusitadas?
Ela tinha uma atitude extremamente positiva, sendo capaz de extrair algo de bom mesmo dos piores episódios, acrescentado de grande senso de humor. E tinha a capacidade de ver as coisas pelo avesso, como uma foto em negativo, o que era intelectualmente muito estimulante e iconoclástico.

Ser irmã de Lygia Clark foi um estímulo para Sonia? Ou o contrário?
Acho que foi um estímulo, mas nunca vi rivalidade ou competição entre elas, pois se admiravam reciprocamente.

Nos últimos anos de Sonia, ela realizou três exposições em três anos. Havia nela uma angústia por produzir e compensar pelos anos em que não havia se dedicado tanto às artes?
Mais uma vontade de realizar e se divertir do que angústia.

Por que decidiu criar um museu virtual sobre Sonia Lins?
Em homenagem e também para que o maior número possível de pessoas pudesse ter acesso à obra.

Foi realizada uma ampla pesquisa para localização das obras e recuperação de informações que pudessem traçar a trajetória e a produção artística de Sonia. O que a pesquisa revelou? Você ficou surpreso com os inéditos publicados no site?
Foi um trabalho muito extenso e profundo realizado pela equipe da Joyce. Apesar de já conhecer praticamente todos os trabalhos, fiquei muito feliz com os inéditos.

Deixe uma resposta